Renato
Vargens conta um caso no mínimo curioso, se não fosse cômico. Em uma igreja neo-pentecostal
de Niterói (estado do Rio de Janeiro), num culto de exorcismo, o pastor
resolveu expulsar os demônios dos crentes. Fundamentado numa revelação
espiritual, dizia que a “coisa-ruim” costumava se esconder nas mãos
dos cristãos, sendo necessário assim, ministrar-lhes “libertação espiritual”.
Se não bastasse, outra “igreja” da mesma cidade, “consciente da batalha
espiritual dos últimos dias”, resolveu expulsar o demônio da libertinagem “ungindo” os genitais dos presentes. Eu já vi e ouvi pessoas dizendo que o demônio se
esconde mesmo é no umbigo, mas tem quem vá além. Acham que o Diabo pode
possuir as mãos, o umbigo, o bilau e tudo mais, mesmo o sujeito sendo evangélico.
Em alguns círculos, notadamente na linha “apostólica” ou
neo-pentecostal, ensina-se que é possível o cristão ser possuído por demônios.
Com base em visões de seus “líderes apostólicos”, mesmo que a Bíblia diga o
contrário, ensinam que:
“endemoniamento significa ‘ter demônios’...No grego ‘daimonizomai’ ou ‘daimonozomenai’...”.
Como se vê, buscam algum verniz de erudição, mas misturam tudo com interpretações particulares, como se segue:
“endemoniamento significa ‘ter demônios’...No grego ‘daimonizomai’ ou ‘daimonozomenai’...”.
Como se vê, buscam algum verniz de erudição, mas misturam tudo com interpretações particulares, como se segue:
“Na antropologia e na sociologia, costuma-se usar a
palavra possessão, com o significado de incorporação. A possessão integral do
homem, espírito, alma e corpo, só Deus pode possuí-lo. Os demônios atuam mais
na alma (mente e emoção) e no corpo físico visando a destruição do espírito
humano. As pessoas endemoniadas são irritadas e nervosas, pois eles atuam
diretamente no sistema nervoso”...
Veja a tentativa de transformar observações pontuais em regras
gerais. Segue o arrazoado, onde uma “visão” de um “profeta/apóstolo” é tomada
como doutrina:
“Na visão dada a Rick Joyner ele vê os demônios
montados nas costas dos crentes, fazendo-os de cavalo. (Livro “A Batalha Final”).
Não vai muito longe essa verdade, que até mesmo a expressão usada pelos umbandistas
é que ‘fulano é cavalo do guia tal’, ou seja, o guia tal, monta, desce,
incorpora, no fulano. E você pode até dizer: Mas isso acontece com quem dá
legalidade dentro de um centro espírita, e aqui estamos falando de crentes!!! E
te respondo amado(a): Quando damos vazão ao ódio, à inveja, à calúnia, à
fofoca, à amargura, ao orgulho, à ambição, à traição, e tantos outros
sentimentos e atitudes negativas, que não são enviados por Deus, é como se no
reino do espírito abríssemos uma porta e disséssemos ao diabo: - Entra, a casa
é toda sua. E ele monta nas nossas costas e faz a festa, essa é a verdade. Não
podemos mais usar máscaras! Estamos nos finais dos tempos, a volta do Senhor
Jesus é mais do que eminente, e não podemos achar que porque sou crente não estou
sujeito a opressões demoníacas” (...)
O “estudo”, muito mal escrito por sinal, termina detalhando os “estágios do endemoninhamento”
(sic):
1 - o crente peca – estado normal, mas
confessa e perdoado – está insento (sic) de endemoninhamento
2 - o crente repete o pecado – endurece – demônios rondando
3 - o crente persevera no pecado endurece mais ainda, ele fica oprimido
4 - o pecado se torna hábito - brecha para o inimigo, um demônio entra
5 - o pecado se torna compulsão – endemoninhado – alguns entram
6 - o pecado se torna obsessão – endemoninhado – mais outros entram
7 - muitos demônios o invadem (fonte)
Note que fizeram confusão entre possessão e opressão. Mas não sei se o número de estágios (7) é coincidência ou se é intencional. Fico com a segunda hipótese, pela tendência desse pessoal a adotar o que eu chamo de numerologia evangélica. Clique para entender mais. Também não sei a diferença entre “alguns entram”, “mais outros entram”, e “muitos invadem”. Acho que é só para alcançar o número mágico. “Amado”...
2 - o crente repete o pecado – endurece – demônios rondando
3 - o crente persevera no pecado endurece mais ainda, ele fica oprimido
4 - o pecado se torna hábito - brecha para o inimigo, um demônio entra
5 - o pecado se torna compulsão – endemoninhado – alguns entram
6 - o pecado se torna obsessão – endemoninhado – mais outros entram
7 - muitos demônios o invadem (fonte)
Note que fizeram confusão entre possessão e opressão. Mas não sei se o número de estágios (7) é coincidência ou se é intencional. Fico com a segunda hipótese, pela tendência desse pessoal a adotar o que eu chamo de numerologia evangélica. Clique para entender mais. Também não sei a diferença entre “alguns entram”, “mais outros entram”, e “muitos invadem”. Acho que é só para alcançar o número mágico. “Amado”...
Há ainda quem diga que o crente “não pode ser possesso por
demônio enquanto anda na luz onde o
Senhor na luz está (grifo
meu).
Baixando a guarda e se afastando das coisas de Deus, o Diabo vai conseguir
produzir alguma ingerência sobre tal crente descuidado e conformado com o mundo
caído, buscando fazer dele um tropeço enquanto continua buscando afastá-lo
completamente do ‘arraial’ de Deus, quando poderá devorá-lo. Fora do ‘arraial’
de Deus, a situação de tal crente poderá se tornar à semelhança da situação de
Saul, quando se afastou de tal maneira de Deus que o Espírito Santo o deixou e
a ‘casa’ ficou vazia e à mercê de salteadores que buscam um covil para se
esconderem”. (fonte)
Mas o fato é que, do ponto de vista bíblico, é impossível alguém regenerado pelo Espírito Santo e salvo pela graça de Deus em Cristo Jesus ter em seu corpo a manifestação de um demônio, porque as Escrituras afirmam que se somos de Cristo, o Maligno não nos toca (I João 5:18) . Isto significa que se alguém que se “diz cristão” estiver endemoninhado, com certeza nunca conheceu a graça do Senhor, porque caso tivesse conhecido, Satanás jamais o possuiria.
Mas o fato é que, do ponto de vista bíblico, é impossível alguém regenerado pelo Espírito Santo e salvo pela graça de Deus em Cristo Jesus ter em seu corpo a manifestação de um demônio, porque as Escrituras afirmam que se somos de Cristo, o Maligno não nos toca (I João 5:18) . Isto significa que se alguém que se “diz cristão” estiver endemoninhado, com certeza nunca conheceu a graça do Senhor, porque caso tivesse conhecido, Satanás jamais o possuiria.
É óbvio que falamos aqui de cristãos
autênticos, os quais entenderam a mensagem do Evangelho, foram
regenerados pelo novo nascimento, arrependidos de seus pecados e vivendo em
novidade de vida. Sobre esses a Bíblia ensina que:
- são propriedade exclusiva de Deus (I Pedro 2:9). Se é exclusiva, só Deus tem direito de
usufruto desta propriedade. Só Deus tem o direito sobre a vida do verdadeiro
crente.
- são selados com o Santo Espírito da promessa (Efésios 1:13). Já falamos sobre
este selo aqui. É importante repetir que um selo é algo que não pode ser violado. Os reis, magistrados e outras autoridades faziam uso
dele quando o conteúdo de uma carta ou documento precisava ser preservado, e ai
de quem “quebrasse” ou “violasse” o selo. O Selo de Deus tem ainda mais valor e
poder: ele é o próprio Espírito Santo; o que se dirá então do Selo de Deus?
Quando nossos inimigos espirituais tentam investir contra o verdadeiro crente,
eles logo vêem o Selo de Deus, e tremem. O Selo Real impresso na alma do
verdadeiro cristão de forma alguma pode ser violado. Como expliquei antes, não
há como o crente ser “selado” e depois “des-selado”. O cristão genuíno é
marcado com o próprio Espírito de Deus. E é por isso que...
- o Maligno não lhes toca (I João 5:18). Se o próprio Deus guarda o verdadeiro cristão, e o próprio
Espírito Santo é o selo de que ele pertence a Deus, como o Diabo poderia possuí-lo?
Alguns chegam a dizer que “o Diabo tocou
em Jó”; mas a verdade bíblica é que
o Diabo não pôde tocar em Jó ou em suas posses senão sob a permissão de Deus,
pois o Senhor protegia Jó com uma “cerca” (Jó 1:10). E não se pode afirmar que Jó ficou
endemoninhado ou possesso. A atuação de Satanás foi
totalmente externa. Satanás entendia que não tem livre acesso a quem está
“cercado” por Deus.
- são Santuários de Deus, onde Deus habita (I Coríntios 3:16-17;
6:19).
Se Deus está habitando a casa, então não há lugar para o
Diabo e seus demônios.
- têm dentro de si Aquele que é maior do que o Diabo (I João 4:4). Como pode o mais fraco (Satanás) subjugar o mais forte (Deus)?Jesus
conta que para um valente venha a tomar uma casa, ele tem que ser mais valente do
que o que já está na casa (Lucas 11:21-22). Maior é o que está dentro
do verdadeiro crente do que o que está fora dele. Como o Diabo e os demônios
poderão saquear a casa onde Deus está? O verdadeiro crente não pode ser
possesso porque o Espírito de Deus habita dentro dele. O Diabo não pode entrar,
porque Deus está dentro.
- têm autoridade e poder sobre os demônios (Lucas 10:17-19; Marcos 16:17-18). Como pode
alguém ser possuído por outro, sobre o qual tem autoridade e poder? Ao
verdadeiro crente foi concedido poder e autoridade sobre o Diabo e os demônios.
Os agentes do mal não podem tomar a vida do verdadeiro crente, e além disso são
repreendidos e expulsos.
Os que advogam a tese do crente endemoninhado se apóiam no caso de Saul (em I Samuel) e da “casa
vazia” (Mateus
12:43-45). A Bíblia relata que “o Espírito Santo se apoderou
de Saul” (I Samuel 11:6), e
depois que “o Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e o atormentava um
espírito maligno da parte do Senhor” (I Samuel 16:14).
Vemos que no Antigo Testamento Deus agia de forma diferente da de hoje. O
Espírito Santo não havia ainda sido derramado, não havia ainda sido enviado (João 14:26 e 20:22). Ele agia de
forma pontual e assim como Saul muitos outros foram usados pelo Espírito de
Deus: Josué (Números 27:18), Gideão (Juízes 6:34), Jefté (11:20), Sansão (14:6), Azarias (II Crônicas 15:1),
Zacarias (24:20),
etc.; até Balaão (Números
24:2).
Mas como acontecera
com Sansão anteriormente (Juízes 16:20), “o Senhor se havia retirado dele” (I
Samuel 18:12); e foi permitido, como no caso de Jó, que um espírito maligno
o atormentasse. Não se pode afirmar que Sansão ou Saul ficaram endemoninhados.
No máximo, creio que ficaram perturbados, oprimidos, e eventualmente começaram
a fazer besteiras, influenciados pelo demônio, posto que já não tinham o
Espírito. Note que até mesmo Pedro deu lugar a uma sugestão de
Satanás, ao que foi repreendido por Jesus (Mateus 16:23). O que
prova que o Inimigo, de fato, anda em derredor (I Pedro 5:8) soprando
bobagens a todo instante. Cabe a nós não lhe dar ouvidos, para não sermos
influenciados por ele.
A “casa vazia”, para mim, refere-se àquela pessoa que possa ter sido exposta ao
Evangelho. Ouviu a pregação, soube da boa-nova, mas como Félix (Atos 24:25) e os
atenienses (Atos 17:32),
preferiu deixar a decisão de seguir a Cristo para outra ocasião. Talvez até
mesmo foram libertos de demônios. Mas a demora em “abrir a porta” (Apocalipse 3:20)
deu ocasião ao Diabo para que voltasse. Mais uma vez, não se trata de
“perder a salvação”, porque não chegaram a experimentar a salvação! O texto é claro, mas é importante
notar que, como tentei explicar acima, o verdadeiro crente não é uma “casa
vazia”. Ele é o local onde habita o Espírito Santo de Deus. E se a casa está
vazia é porque o Espírito Santo não habita ali, donde se conclui que a pessoa
não é convertida.
Não interessa se tem 30 anos de bacharel em teologia: se a pessoa lê a Bíblia e não entende, é sinal claro de que não tem o Espírito Santo. Nada sabe da salvação, da Trindade, do Diabo, do Evangelho. Por isso ficam por aí escrevendo bobagem, confundindo tudo, cheirando Bíblia... ocupam púlpitos e tomam nosso tempo para fazer a vontade do Diabo.
Não interessa se tem 30 anos de bacharel em teologia: se a pessoa lê a Bíblia e não entende, é sinal claro de que não tem o Espírito Santo. Nada sabe da salvação, da Trindade, do Diabo, do Evangelho. Por isso ficam por aí escrevendo bobagem, confundindo tudo, cheirando Bíblia... ocupam púlpitos e tomam nosso tempo para fazer a vontade do Diabo.
Penso que as duas situações são excludentes – crente não fica endemoninhado, e
endemoninhado não é crente. Por isso o salvo não fica possesso e o possesso não é salvo - pelo menos enquanto permanecer posseso. Primeiro precisa ser liberto para depois ouvir e entender o Evangelho! Tampouco o possesso é um “crente que perdeu a salvação", porque a salvação não se perde. O crente pode, no máximo, ser oprimido e/ou perturbado, mas é ação externa do Diabo. Obviamente, mais uma vez, estamos falando de crentes convertidos, não de frequentadores de igrejas. “Membro de igreja”, é outra coisa. Por isso não fico
surpreso com certas atitudes de “bacharéis em teologia”, “levitas”,
“bispos”,
“apóstolos”
e que tais. Não só se mostram incrédulos, não-regenerados, como podem muito
possivelmente estar sob influência de demônios, se não possuídos, agora mesmo.
Doa a quem doer.
E no fim das contas - doa a quem doer, de novo - acho que quem ensina que crente fica
endemoninhado e pode perder a salvação, no fundo quer é manter o povo com medo,
e assim fica mais fácil manipular
a massa...
Com
informações de Ministérios
RBC; O
Apocalipse; Vigiai e Orai;
Renato
Vargens.
173260