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sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A contagem do tempo nos tempo bíblicos - parte 3: os meses do calendário hebraico

Agora, para acabar de vez com a polêmica sobre se o ano bíblico tinha doze ou seis meses, ou outra maluquice qualquer, veremos o que diz a Bíblia, a Palavra Infalível de um Deus Infalível. O calendário hebraico, que é observado até os dias de hoje, segue o ciclo lunar, e é por isto que a Páscoa nunca cai na mesma data do nosso calendário solar. O calendário hebraico possui doze meses de 29 e 30 dias, mais o 13º mês de curta duração chamado “Adar-Shen” (segundo Adar), intercalado periodicamente de forma a que o ano tenha a mesma duração do calendário solar. À exceção desse período ligeiramente irregular e dos meses de Tamuz (junho/julho, denominação adotada após o exílio na Babilônia) e de Av (julho/agosto), os outros dez meses são explicitamente citados na Bíblia, provando que realmente o ano não era de “seis meses” ou de “um mês” como se quer fazer crer. Apenas deve ser observado que, na época de Moisés, quando foi instituído, o ano começava no mês de Abib/Nisan, que corresponde mais ou menos aos nossos meses de março/abril. Em Êxodo 23:14-16 Deus diz: “Três vezes no ano me celebrarás festa: A festa dos pães ázimos guardarás: sete dias comerás pães ázimos como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça perante mim de mãos vazias; também guardarás a festa da sega, a das primícias do teu trabalho, que houveres semeado no campo; igualmente guardarás a festa da colheita à saída do ano, quando tiveres colhido do campo os frutos do teu trabalho”. Só muito tempo depois o ano civil passou a se iniciar em Etanim/Tisri (setembro/outubro), como nos dias de hoje.
Abib/Nisan, que corresponde a março/abril, é citado na Bíblia em Êxodo 12:2 “Este mês será para vós o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano”; Êxodo 23:15 “A festa dos pães ázimos guardarás: sete dias comerás pães ázimos como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça perante mim de mãos vazias”; Neemias 2:1 “Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, quando o vinho estava posto diante dele, que eu apanhei o vinho e o dei ao rei. Ora, eu nunca estivera triste na sua presença”. Ester 3:7 “No primeiro mês, que é o mês de nisã, no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, para cada dia e para mês, até o duodécimo, que é o mês de adar”. Os livros de Neemias e Ester foram escritos exatamente 1000 anos após o Êxodo, e o calendário ainda era o mesmo!
Zive, que corresponde a abril/maio, é citado na Bíblia em 1º Reis 6:1 “Sucedeu, pois, que no ano quatrocentos e oitenta depois de saírem os filhos de Israel da terra do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de zive, que é o segundo mês, começou-se a edificar a casa do Senhor”.
Sivan, que corresponde a maio/junho, é citado na Bíblia em Ester 8:9 “Então foram chamados os secretários do rei naquele mesmo tempo, no terceiro mês, que é o mês de sivã, no vigésimo terceiro dia; e se escreveu conforme tudo quanto Mordecai ordenou a respeito dos judeus, aos sátrapas, aos governadores e aos príncipes das províncias, que se estendem da Índia até a Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada província segundo o seu modo de escrever, e a cada povo conforme a sua língua; como também aos judeus segundo o seu modo de escrever e conforme a tua língua”.
Elul, que corresponde a agosto/setembro, é citado na Bíblia em Neemias 6:15 “Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias”.
Etanim/Tisri, que corresponde a setembro/outubro, é citado na Bíblia em 1º Reis 8:2 “De maneira que todos os homens de Israel se congregaram ao rei Salomão, na ocasião da festa, no mês de etanim, que é o sétimo mês”. Nesse mês se comemora a festa das Trombetas (Levítico 23:24 “Fala aos filhos de Israel: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós descanso solene, em memorial, com sonido de trombetas, uma santa convocação”) e dos Tabernáculos (Levítico 23:39 “Desde o dia quinze do sétimo mês, quando tiverdes colhido os frutos da terra, celebrareis a festa do Senhor por sete dias; no primeiro dia haverá descanso solene, e no oitavo dia haverá descanso solene”); Esdras 8:13,14,16 “Ora, no dia seguinte ajuntaram-se os cabeças das casas paternas de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, na presença de Esdras, o escriba, para examinarem as palavras da lei; e acharam escrito na lei que o Senhor, por intermédio de Moisés, ordenara que os filhos de Israel habitassem em cabanas durante a festa do sétimo mês; Saiu, pois, o povo e trouxe os ramos; e todos fizeram para si cabanas, cada um no eirado da sua casa, nos seus pátios, nos átrios da casa de Deus, na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim”. Atualmente, nesse mês também é comemorado o ano novo (Rosh Hashana).
Bul/Maresvan, que corresponde a outubro/novembro, é citado na Bíblia em 1º Reis 6:38 “E no undécimo ano, no mês de bul, que é o oitavo mês, se acabou esta casa com todas as suas dependências, e com tudo o que lhe convinha. Assim levou sete anos para edificá-la”.
Quisleu, que corresponde a novembro/dezembro, é citado na Bíblia em Neemias 1:1 “Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital”. Zacarias 7:1 “Aconteceu no ano quarto do rei Dario, que a palavra do Senhor veio a Zacarias, no dia quarto do nono mês, que é quisleu”.
Tebet, que corresponde a dezembro/janeiro, é citado na Bíblia em Ester 2:16 “Ester foi levada ao rei Assuero, ao palácio real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano de seu reinado”.
Sebat, que corresponde a janeiro/fevereiro, é citado na Bíblia em Zacarias 1:7 “Aos vinte e quatro dias do mês undécimo, que é o mês de sebate, no segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo...
Adar, que corresponde a fevereiro/março, é citado na Bíblia em Ester 3:7, 13 “No primeiro mês, que é o mês de nisã, no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, para cada dia e para mês, até o duodécimo, que é o mês de adar... Enviaram-se as cartas pelos correios a todas províncias do rei, para que destruíssem, matassem, e fizessem perecer todos os judeus, moços e velhos, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês, que é o mês de adar, e para que lhes saqueassem os bens”. Ester 8:12 “num mesmo dia, em todas as províncias do rei Assuero, do dia treze do duodécimo mês, que é o mês de adar”. Ester 9:1,15,17,19,21 “Ora, no duodécimo mês que é o mês de adar, no dia treze do mês, em que a ordem do rei e o seu decreto estavam para se executar, no dia em que os inimigos dos judeus esperavam assenhorar-se deles, sucedeu o contrário, de modo que os judeus foram os que se assenhorearam do que os odiavam... Os judeus que se achavam em Susã reuniram-se também no dia catorze do mês de adar, e mataram em Susã trezentos homens; porém ao despojo não estenderam a mão... Sucedeu isso no dia treze do mês de adar e no dia catorze descansaram, e o fizeram dia de banquetes e de alegria... portanto os judeus das aldeias, que habitam nas cidades não muradas, fazem do dia catorze do mês de adar dia de alegria e de banquetes, e de festas, e dia de mandarem porções escolhidas uns aos outros... ordenando-lhes que guardassem o dia catorze do mês de adar e o dia quinze do mesmo, todos os anos". Esdras 6:15 “E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario".
Creio que isto basta para provar que:
1 – o calendário utilizado na narração bíblica é digno de confiança;
2 – o calendário é composto de dias, meses e anos, como o nosso, com a ressalva de que é baseado no ciclo lunar;
3 – um ano é um ano, e não “seis meses” ou “um mês” ou outro período qualquer.
Doa a quem doer!

5 comentários:

paulo Carvalho disse...

Bom dia. Gostei muito da explicação com base histórica e registrada "Bíblia", porém minha dúvida ainda é com relação à marcação dos tempos AC DC, porque uma regreção e optar por uma nova contagem a partir do nascimento de Cristo? Será por demonstrar poder, ou um meio de aquecer o mercado? Paulo Carvalho Machado Júnior, imail pare_carvalho@brturbo.com.br

Georges disse...

Paulo, agora na semana chamada santa programei um artigo sobre a data exata da morte de Jesus, e esse assunto do AC/DC será abordado. Continue nos prestigiando! Obrigado, um abraço.
Georges

Georges disse...

Ou então, veja este: http://doa-a-quem-doer.blogspot.com/2009/12/astronomos-e-historiadores-se-unem-para.html


..

Anônimo disse...

Deus mora na ignorância do homem

Georges disse...

Exatamente. Por isso Jesus disse tantas vezes "quem tem ouvidos, ouça", e "o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure."

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