sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fim de ano é tempo de falsos profetas!

Há dois tipos de pessoas que dirão o que irá acontecer no futuro: aqueles que não sabem e aqueles que não sabem que não sabem. - John Kenneth Galbraith


Há alguns anos, o futurólogo russo Igor Panarin deu entrevistas dizendo que até o fim de 2010 os Estados Unidos, atingidos pela crise econômica, entrariam em uma guerra civil semelhante à do século XIX, com a cisão do país em várias repúblicas regionais sob influência de potências estrangeiras. Ele até fez um mapa de como ficaria a América do Norte (veja ilustração).
2010 acabou e nada de guerra. Os Estados Unidos se saíram mais ou menos da crise. Houve desemprego e recessão; o consumo ficou até baixo para os padrões ianques, mas nada mais grave. E com isso cai por terra mais um neo-Nostradamus pós-moderno.
Aliás, nunca é demais relembrar, Nostradamus quebrou a cara em várias de suas previsões esquisitas. Por mais que seus seguidores tentem negar, em seus vaticínios, onde cabe praticamente qualquer interpretação, ele escreveu com todas as letras que o mundo ia acabar em agosto de 1999. E isso não tem interpretação que conserte. Mesmo com essas lições de micos históricos, o pessoal não aprende.
Nem mesmo os evangélicos, que têm na Bíblia muitas advertências para não tentar advinhar o futuro. As profecias bíblicas vão se cumprir, com certeza. Alguns indícios podem nos dar uma idéia aproximada da época em que acontecerão: Jesus disse que deveríamos observar os sinais da sua vinda, e a parábola da figueira é apenas um deles - a figueira é um símbolo de Israel, e “as outras árvores”, as demais nações; mas daí a dar uma data exata para a Volta de Jesus é com certeza dar um tiro no pé.
Recentemente, nas cidades americanas de Omaha, Detroit e Nashville foram vistos out-doors com imagens dos magos e a estrela de Belém, com a inscrição: “Ele está voltando! 21 de maio de 2011”. Os cartazes são assinados por WeCanKnow.com, um site ligado a um tal Harold Camping, que ensina as pessoas a deixarem tudo antes da data final, e diz que chegou a ela por meio de um cálculos que demonstram ser essa data exatamente 7000 anos depois do dilúvio.
Na verdade, a data do “fim” já aconteceu uma vez. O mesmo Harold Camping previu que o arrebatamento seria em setembro de 1994. Como nada aconteceu, ele disse que cometeu um erro matemático, e como nada ocorreu na nova data, 21 de maio de 2011, novamente vai dizer que calculou mal e marcar uma outra data? Camping tinha fé nesse dia: “É a data de aniversário dos meus pais e da minha tia”, disse. “Na minha família, ele tem muito poder”.
Por aí já se vê a idiotice desse pessoal, mas por aqui também há profetadas. Valnice Milhomens disse na TV que Jesus voltaria num sábado do ano de 2007. Mas nenhuma das suas 52 possibilidades vingou e Jesus não veio em 2007.  Assim como Marina não foi eleita em 2010, como lhe havia revelado “o pai” lá pelo meio do ano. 
Há ainda os auto-intitulados “apóstolos”, que vivem também dando seus pitacos proféticos que geralmente dão em nada. Estevam Hernandes, por exemplo. Todo ano ele solta sua lista de “profecias para o ano novo”, genéricas e abrangentes de modo que qualquer coisa que aconteça possa ser interpretada como cumprimento de suas pataquadas, mais ou menos como a Mãe Diná ou Robério de Ogum. Veja algumas pérolas retiradas da lista para 2010:
“Este é o ano em que vamos andar sobre as águas. Nós faremos coisas inéditas em 2010, que nunca foram realizadas antes; tudo o que ligarmos na Terra será ligado nos céus. Este será um ano de portas abertas, o melhor ano espiritual da sua vida; e nós viveremos toda sorte de curas em nossa família neste ano; Deus vai te dar um grande mover do Espírito Santo; Vamos ver a glória de Deus. O Senhor vai nos levar ao seu monte para vermos Sua glória; Deus vai quebrar toda religiosidade do nosso meio; o Senhor vai te restituir e abrir as portas para você... vamos pescar tesouros escondidos... Este será um ano de viver milagres pela fé.” (Fonte: Notícias Renascer, http://renasceritapeva.blogspot.com/2010_01_01_archive.html)
O chavão “o Senhor vai te restituir e abrir as portas para vocêé “top-ten”: 9 em cada 10 “profetas” soltam essa de vez em quando. Tudo o que ligarmos na Terra será ligado nos céus... que novidade! Foi Jesus quem disse isto, não o “papai-apóstolo”! Outras:Deus vai te colocar em patamares superiores... toda área paralisada da sua vida será liberada... vamos receber 12 chaves - para cada mês uma chave de autoridade”.
Francamente...
Como se não bastasse, ainda importamos as tosqueiras de além-mar. Chuck Pierce e Rony Chavez são outros profetas genéricos, que mandam seus vaticínios em boletins aos seus seguidores around the world. Veja alguns destaques da “agenda profética de Rony Chavez para 2010” (http://mts.org.br/pastorais/guia-profetica-2010-ap-rony-chaves) e diga se estou errado:
“... O ano de  2010 será o estabelecimento de uma  nova Geração para substituir uma liderança ultrapassada, sem visão e permissiva. Serão levantados os políticos jovens de grande visão nacional – social e os novos e conquistadores ministros do Evangelho. Eles trarão uma grande transformação as nossas nações” (Dominionismo puro!)
“Em 2010, o Profético se elevará tremendamente... um fluir profético mais intenso, ativando dons e habilidades proféticas nos crentes de maneira inusual...”
“Deus levará muitos a novas etapas e ascensões em seus chamados. Muitos ministros serão introduzidos a novas dimensões do fluir do Espírito; eles experimentarão coisas que têm sonhado no relacionamento com Deus... prepare-se para viver momentos extraordinários do poder divino e seus milagres.”
“Deus fará prosperar os seus empresários... aqueles que honram ao Senhor com seus dízimos, ofertas, e primícias”. (Lógico: toma lá, dá cá...)
“2010 será um tempo de posicionamento e autoridade. O Espírito Santo tem falado por anos de Sua Obra entre políticos e profissionais cristãos na América, para preparar o caminho a muitos, preparando lugares de autoridade no campo da política, economia, ciência e artes. Esse tempo se inicia com grande aceleração a partir de 2010. Veremos grandes mudanças ocorrerem em nossos países, e surgirá uma geração jovem para ir tomando a direção de nossas sociedades” (mais dominionismo, se esquecendo convenientemente que geração jovem surge todo ano).
“Um grande abalo trará mudanças inesperadas nos Governos e Governantes; principalmente em Israel, e Deus dará muitos sinais nos Céus e na Terra que anunciarão seu pronto retorno em Glória”.
Veja que isto é muito genérico e não difere em nada de outras “palavras proféticas” que pululam por aí: servem para qualquer coisa! O que quer que ocorresse em Israel diriam que é a profecia... mas não tem aí nada, por exemplo, sobre o terremoto do Haiti, algo que sem dúvida deveria ter sido revelado ao “profeta”. Prever confusão no Oriente Médio até menino de quinta série prevê.
Outras “profecias” são ainda mais pasteurizadas e genéricas: “Prepare-se para viver  momentos extraordinários do poder divino e seus milagres... fluir profético mais intenso, ativando dons e habilidades proféticas... teremos uma inundação do rio profético de Deus. As águas subirão de nivel extraordinariamente... serão introduzidos a novas dimensões do fluir do Espírito... Deus fará prosperar aqueles que honram ao Senhor com seus dízimos, ofertas, e primícias” (claro, essa está em todas)... “tempo de posicionamento e autoridade”...blablabla...
A escritora Mary Schultze diz que “há 17 séculos, desde a época de Constantino, a igreja de Cristo começou a se corromper, sob a liderança de homens carnais e ambiciosos, atingindo o primado estabelecido pela ICAR, até os dias de hoje. E como os maus exemplos são facilmente seguidos, a igreja reformada foi paulatinamente se corrompendo, até chegar, atualmente, ao ‘movimento dos apóstolos e profetas’. O objetivo destes homens é exercer o primado absoluto, dominando as consciências dos membros de suas ‘sinagogas evangélicas’, tendo os corações repletos de ambição pelo acúmulo de ouro em suas contas bancárias”.
É por essa e por outras que prefiro ficar fora dessas profetadas de ano novo. E de qualquer pauta profética ou coisa que o valha, que só são divulgadas para amaciar o ego da audiência, com boas previsões a quem as deseja.
Não se deixe levar por essa bobajada. Deus tem algo de bom para nós? Sim, com certeza sim. Mas também podem vir coisas que poderão não nos agradar, mas que talvez sejam da Vontade de Deus para nos aperfeiçoar e nos ensinar a viver de acordo com o Seu Desígnio, e não de acordo com o nosso desejo!
DOA A QUEM DOER!
60760