terça-feira, 23 de junho de 2009

O cumprimento das profecias bíblicas

“No Antigo Testamento existem 332 predições diferentes sobre Cristo, que se cumpriram literalmente.”
(Floyd Hamilton, em A Base da Fé Cristã)

Estudos científicos de probabilidade eliminam a possibilidade de coincidência. Ao empregarmos as modernas técnicas de cálculos de probabilidade em relação a apenas oito dessas profecias, calculamos que a chance de algum homem ter vivido até hoje e cumprido todas as oito profecias é de 1 em 10 elevado a 17. Isto é 1 em cem quatrilhões. A fim de ajudar a compreender o que significa uma chance em 10 elevado a 17 , podemos ilustrar da seguinte maneira: apanhemos 10 elevado a 17 moedas de um real e as coloquemos sobre o estado do Amazonas. Elas formarão uma camada de 60 centímetros, cobrindo todo o estado. Agora, faça uma marca numa dessas moedas e misture bem com as demais moedas. Ponha uma venda nos olhos de um homem e diga-lhe que ele pode ir até onde quiser, mas deve apanhar certa moeda, aquela que está marcada, acertando da primeira vez. Que chance ele teria de apanhar a moeda certa? A mesma chance que os profetas teriam tido de escrever essas oito profecias, centenas de anos antes, e vê-las cumpridas em um homem qualquer, desde a época deles até o presente... contanto que tivessem escrito com base em sua própria sabedoria.
Ou essas profecias foram recebidas por inspiração do próprio Deus ou os profetas apenas escreveram como acharam que deveria ser. Nesta hipótese os profetas tinham somente uma chance em 10 elevado a 17 de vê-las se cumprir em algum homem, mas todas se cumpriram em Cristo. Isto significa que o cumprimento dessas oito profecias prova que Deus as inspirou numa exatidão absoluta, numa exatidão de uma chance em 10 elevado a 17.
Se das 332 profecias que se cumpriram em Cristo analisarmos apenas 48, calculamos que a chance de qualquer homem ter cumprido todas as 48 é de 1 em 10 elevado a 157.
É um número enorme e representa uma chance extremamente pequena. Tentemos visualizar esse número. A moeda que já usamos como exemplo é grande demais. Devemos escolher um objeto menor. O elétron é quase o menor elemento que conhecemos. É tão pequeno que são necessários 10 elevado à 15a. potência deles (um quatrilhão), colocados lado a lado em fila única, para fazerem uma linha de um centímetro de comprimento. Se fôssemos contar os elétrons nessa linha de um centímetro de comprimento, à razão de 250 por minuto, dia e noite sem parar, levaríamos 7.600.000 anos apenas para contar essa linha de um centímetro de elétrons. Se, em vez de uma linha de um centímetro, tivéssemos um centímetro cúbico desses elétrons e tentássemos contá-los à média de 250 por minuto, gastaríamos 7.600.000 vezes 7.600.000 anos, ou 4,4 vezes 10 elevado a 20 anos.
Retornemos agora à nossa chance de 1 em 10 elevado a 157. Suponhamos que no meio de todos esses elétrons apanhemos um, façamos uma marca nele e o devolvamos à massa de elétrons, misturando-os bem. Então coloquemos uma venda nos olhos de um homem e deixemos que ele procure o elétron marcado. Que chance ele teria de encontrar o elétron certo?A chance de um homem cumprir as 48 profecias, apenas com base em acasos e coincidências, é a mesma.
Jesus foi esse homem.
E quais profecias seriam essas?
Você saberá no próximo artigo, doa a quem doer.